SINDIMETAL representa a Câmara Temática na Roda de Vivências, na Feira do Livro, em São Leopoldo

O tema Indústria esteve na pauta da Roda de Vivências, que ocorreu no dia 12 de setembro, na 38ª Feira do Livro, em São Leopoldo. Representando a Câmara Temática de Desenvolvimento Industrial de São Leopoldo marcou presença o diretor Executivo do SINDIMETAL RS, Valmir Pizzutti, acompanhado do secretário Executivo da Câmara, Denir Machado.

A atividade foi coordenada pela professora Andrea Helena Rahmeier, da Secretária Municipal de Educação de São Leopoldo, integrante da equipe responsável pelo Bicentenário da Imigração Alemã.

Prestigiaram, igualmente o evento, representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), Juliano Maciel; de Direitos Humanos (SEDHU), Salete Souza, diretora de Políticas Públicas; de Educação (SMED), Renata de Matos; e Ingrid Marxen, integrante do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo e da comissão de Bicentenário da Imigração Alemã, entre outras lideranças municipais.

A professora Andrea, que coordenou a Roda de Vivências, ressaltou que a Feira do Livro, é um complexo cultural, que permite ampliar conhecimentos e experiências. “Estamos tendo oportunidade de tratar a cidade sobre diversas perspectivas e a indústria tem um papel de referência neste contexto”, registra ao citar a importância deste espaço diferenciado junto a feira.

APRESENTAÇÕES – A programação incluiu a apresentação do trabalho São Leopoldo: 200 anos de hospitalidade e migração. Sob a orientação das professoras Priscila Azevedo e Liege Paula, as alunas do 9º ano, da EMEF Castro Alves, de São Leopoldo, Emanuelly Morcelli Pires, Isabéli Soares Pereira e Camile Rafaela Silveira Soares compartilharam o estudo, que foi selecionado para participar da Mostratec e Ifcitec.

O objetivo geral da pesquisa é aumentar a conscientização sobre a história migratória entre as gerações mais jovens e incentivar o respeito pela diversidade cultural, através da exibição de um documentário para estudantes. A pesquisa teve como norte analisar a imigração, ao longo dos 200 anos, e a sua influência no desenvolvimento cultural, econômico e social de São Leopoldo; bem como quais foram os motivos que levaram os imigrantes, de diversas regiões, escolherem essa cidade para morar.

A justificativa do tema é a celebração dos 200 anos da Imigração Alemã em São Leopoldo, que oferece uma oportunidade para refletir sobre o impacto desse momento na formação cultural e social da cidade. A pesquisa visa promover o reconhecimento do legado dos imigrantes e fortalecer o senso de pertencimento pela diversidade cultural na comunidade.

A segunda apresentação ficou a cargo da professora Andreza Schmitt, da EMEF Paulo Beck, acompanhada da aluna do EJA, Maria Amara Souza, pernambucana, que fez um relato da sua trajetória de vida até fixar residência em São Leopoldo, há 34 anos. “Devo muito a essa cidade, que me acolheu e transformou a minha vida para melhor”, destacou emocionada.

Mulheres Migrantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua contribuição histórica para a cidade de São Leopoldo é o tema do projeto desenvolvido pela escola. Durante os estudos, sobre os imigrantes que fundaram São Leopoldo, foi possível perceber, que muitos dos estudantes da EJA, do 1º semestre deste ano, não são naturais da cidade e vieram de diferentes municípios. Assim como os primeiros imigrantes, que chegaram em busca de novas oportunidades.

“Uma cidade que comemora 200 anos tem várias histórias para contar, pois foram muitas mãos que trabalharam para construir esse legado”, afirma a professora Andreza. “Ainda hoje, São Leopoldo recebe pessoas de diferentes cidades, que buscam um lugar para trabalhar, estudar e construir uma vida melhor”, destaca.

INDÚSTRIA – Após as apresentações, Pizzutti fez um relato da experiência junto ao Banco de Alimentos Vale do Sinos e ao Centro Medianeira, ambos voltados a atender pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Com relação ao papel da indústria, no município, o diretor Executivo salientou que São Leopoldo sempre foi uma referência econômica, inclusive internacional. “A indústria aqui é forte e segue pujante, diversificada e altamente preparada, por essa razão o SINDIMETAL RS incentiva a Educação Profissional, para que os jovens encontrem oportunidades no mercado de trabalho e possam ingressar na indústria, que necessita de mão de obra qualificada”. E afirma: somos uma região de indústria forte, que necessita de qualificação para avançar no seu desenvolvimento econômico”.

Após a sua apresentação, que incluiu o relato das diversas empresas que foram pioneiras na região e contribuíram para o desenvolvimento econômico do município, Pizzutti distribuiu, para autoridades e escolas presentes, o livro SINDIMETAL: HISTÓRIA, REPRESENTAÇÃO E MEMÓRIA. Nas páginas deste livro estão registradas etapas significativas das áreas metalmecânica e eletroeletrônica na região, que se misturam com a vida do SINDIMETAL RS.

Ao finalizar o encontro, Andrea registrou, que a indústria na região é altamente tecnológica, moderna, e necessita ser vista pelos jovens como um espaço atraente de trabalho. “Precisamos pensar numa cidade viva, que possa contar as suas histórias e se manter ativa”, conclui. fornecedores e manter a parceria com os já existentes; além de divulgar a empresa. No total, foram atendidas 20 agendas”, conclui Clarice.

__________

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial