Grupo Estratégico Atração de Pessoas em movimento

Diversas ações e iniciativas têm pautado o Grupo Estratégico Atração de Pessoas, iniciativa que nasceu dentro do SINDIMETAL RS, agregando valor à indústria e estabelecendo parcerias salutares, visando a atração de mais jovens para a indústria.

Conhecer o processo produtivo de uma empresa, a partir de visitas técnicas, tem gerado interesse nos estudantes, que assim se aproximam do mundo profissional e passam a conhecer as possibilidades, que o mercado de trabalho oferece.

Fomentar esse caminho de acesso ao mundo corporativo é um desafio que a entidade está focada, mantendo um olhar apurado para diferentes demandas, que possam contribuir de forma eficaz para esse objetivo. “Desejamos ser protagonistas de muitas iniciativas importantes e transformadoras, que aproximem os jovens das empresas e tragam benefícios e realizações para ambos”, afirma o presidente do SINDIMETAL RS, Sergio Galera.

Na pauta do Grupo Estratégico Atração de Pessoas, algumas iniciativas vêm sendo colocadas em prática.

O apoio para alunos da Escola Técnica Estadual Frederico Guilherme Schmidt Frederico, com sede em São Leopoldo, segue em evidência. No período de 27 a 31 de maio, desde ano, em Fortaleza, aconteceu a feira Milset Brasil. Na ocasião, a Escola Técnica recebeu investimento do SINDIMETAL RS, através do fortalecimento do Grupo Estratégico. Foram custeados parte dos valores para o credenciamento, hospedagem, alimentação e passagens aéreas, possibilitando a presença dos alunos do curso técnico de Eletrotécnica, Bryan da Silva, Evelyn Placinsch e Karla Pelissari; e igualmente do professor Marcos Freire Machado.

Os respectivos alunos apresentaram o projeto D.E.C.S – Dispositivo Estimulador de Circulação Sanguínea, para Prevenção da Trombose Venosa Profunda em Pessoas Paraplégicas. O projeto foi premiado com o credenciamento para a Feira de Ciências e Engenharias do Estado (FECEAP).

Outra ação ocorreu, no período de 16 a 20 de setembro, na cidade de Pomerode – Santa Catarina, por ocasião da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC). A Escola Frederico Schmidt recebeu apoio do SINDIMETAL RS, que contribuiu com parte dos valores para a hospedagem, transporte e alimentação, possibilitando a presença dos alunos do curso técnico de Eletrotécnica, Júlia da Silva Fernandes; Natiele Chartanovicz e Rafaela Biehl Tech, sob orientação dos professores Marcos Freire Machado e coorientação da professora Ceris Diane Oliveira de Menezes, assim como do professor Gilberto Fetzner.

Os alunos participaram apresentando o projeto Dispositivo de Detecção e Alerta de Deslizamento de Solo Argiloso em Locais de Vulnerabilidade Social – Fase 2. O projeto foi premiado com o 1º lugar, na área de Engenharias, e receberam credencial para participar da FECET 2025 em Cascavel – Paraná.

VISITAS TÉCNICAS – OsalunosdaEscola Técnica Frederico estiveram visitando empresas da região, como forma de aproximação do jovem com a indústria. Até o momento, já ocorreram sete visitas, entre agosto e setembro.

As empresas de São Leopoldo, que receberam os alunos dos cursos de Eletromecânica e Eletrotécnica, foram: Sebras, Consulfer, Metalúrgica Nunes, Grefortec e Coester. Em algumas delas, houve a visita dos dois cursos, em dias alternados.

A iniciativa merece ser ampliada. Para tanto, as empresas que tenham interesse em oportunizar essa experiência para os jovens, podem elaborar, em conjunto com a entidade, um cronograma de visitas para 2025, reforçando essa ação. O contato, para marcar as visitas pode ser realizado através do e-mail desenvolvimento3@sindimetalrs.org.br, com Sabrina Fagundes.

PESQUISA – Visando conhecer as demandas das empresas associadas, em relação a dificuldade na contratação de profissionais para a indústria, foi realizada umapesquisa. Diante do resultado, foi identificada a falta de montador, no mercado de trabalho.

Para atender a demanda da indústria, reforçando a parceria SENAI e SINDIMETAL RS, foi viabilizada a qualificação gratuita do curso de Montador Multifuncional – 200h, para os funcionários das empresas associadas como forma de sanar essa demanda de qualificação. O curso ocorrerá, no turno noite, com aulas de segunda a sexta e sábados intercalados, com previsão de início em outubro e término em dezembro.

Anteriormente, foi desenvolvido, no mesmo modelo, o curso de Ferramenteiro, com tempo de duração ampliado, mas também de forma gratuita, como forma de atender a demanda da indústria, no quesito qualificação.

MOSTRATEC – O SINDIMETAL RS irá participar da MOSTRATEC, em parceria com o SINMAQSINOS, em um estante coletivo. As empresas estarão presentes na feira, com o objetivo de atrair o jovem para a indústria.

A feira acontecerá no período de 21 a 25 de outubro, nos pavilhões da FENAC, em Novo Hamburgo, no horário das 13h30min às 21h, com visitação ao público entre os dias 22 e 24 de outubro.

O Grupo Estratégico Atração de Pessoas vem somando todos os esforços para contribuir de forma prática com as reais necessidades das empresas. A iniciativa de abrir as portas das indústrias e apresentar os processos produtivos do segmento; as opções de cursos profissionalizantes; e o apoio à diferentes iniciativas são algumas ações, que têm contribuído para manter a indústria em movimento e muito pujante.

Mais informações, sobre os Grupos Estratégicos, podem ser obtidas através do fone (51) 3590-7710.

IMAGENS: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial