Feira Mercopar conquista expositores e participantes
A 33ª edição da Mercopar, que ocorreu no período de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul, oportunizou muitas conexões e possibilidades de negócios. Apresentando as principais tendências do segmento, a feira reuniu 561 expositores; superou as expectativas, para 98,74% das empresas expositoras; e recebeu 42.184 visitantes.
A maior feira de inovação industrial da América Latina renovou sua vocação de fomentar oportunidades de negócios e inovação em 2024. Promovida pelo SEBRAE RS, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), a próxima Mercopar ocorrerá em 2025, de 14 a 17 de outubro.
O espaço institucional do SINDIMETAL RS, juntamente com 17 empresas associadas, em parceria com o SEBRAE, no estande coletivo, contou com expressiva visitação. Empresários, autoridades e parceiros da entidade prestigiaram os participantes, entre eles o presidente do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (SIMEC), Carlos José Martinelli.
Para o presidente do SINDIMETAL RS, empresário Sergio Galera, presente na abertura oficial da feira, o evento gera conexões entre empresas de diferentes portes e proporciona a abertura de novos caminhos de mercado, para a indústria metalmecânica. “A importância da parceria estabelecida pela entidade, juntamente com o SEBRAE, FIERGS, Prefeitura Municipal de São Leopoldo e Sicredi, viabilizou a participação das empresas. “Essa ação contribuiu para que as indústrias marcassem presença no evento, apresentando os seus produtos, conhecendo novas tecnologias e inovações, ampliando os seus negócios e aumentando a produtividade”.
O estande coletivo, numa área total de 214m², contou com as seguintes empresas: Aço Peças Oliveira; Artestampo; CCV Industrial; Desenvoltech; Fercorte; Floki; Grefortec; Haas Containers; Metalúrgica Nunes; Metal Lean; Petec; Projelmec; RD Usinagem; RD-FLEX; Rijeza; Sebras; e Technomaster.
Ainda, com a parceira do SINBORSUL, a associada Irmãos Fuhr integrou o estande coletivo da respectiva entidade, recebendo igualmente o apoio do SINDIMETAL RS.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Mário Rosito, destacou a importância da presença do poder público e das empresas na Mercopar. “Este é um ano especialmente importante na recuperação da economia, tendo em vista a enchente de maio, que assolou a nossa cidade, em que mais de 8 mil CNPJ’s foram atingidos. A Mercopar sempre é um espaço relevante para toda a cadeia da indústria, para a exposição de seus produtos e o contato com novas tecnologias”, sinalizou.
MISSÕES – Duas missões empresariais, com visitas técnicas, ocorreram nas empresas Tramontina S.A Cutelaria, em Carlos Barbosa, no dia 16; e na Marcopolo, em Caxias do Sul, no dia 17 de outubro.
A visita na Tramontina S.A Cutelaria teve a duração de três horas onde os participantes conheceram o processo produtivo da empresa, desde a confecção do alumínio até o processo de embalagem. O diretor de Produção e de Recursos Humanos, José Paulo Medeiros; e o supervisor/ preparação para gerente, Vanderlei Gehring recepcionaram os visitantes.
Participaram 19 empresas, bem como integrantes da equipe executiva da entidade e parceiros: Artestampo; Coester; Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo; Grefortec; Ifla; Infasul; Irmãos Fuhr; Itecê; Max Metais; Mega Energia; Metalúrgica Loth; Metalúrgica Makofer; Müller Tecnologia; Prefeitura Municipal de São Leopoldo; Projelmec; Taurus; Technomaster; Tecnofast – Airfix.
Para mais informações, sobre a empresa, Tramontina Cutelaria clique aqui.
DEPOIMENTOS – VISITA NA TRAMONTINA
INFASUL – São Leopoldo – Nelso Fagherazzi – Diretor – “A visita técnica na empresa Tramontina esteve sensacional. Foi de grande valia conhecer uma empresa, que concorre com os chineses em preço e com qualidade superior, vendendo inclusive para os Estados Unidos. É uma satisfação saber que temos uma empresa deste nível no Brasil. Interessante saber, que certos problemas, enfrentados em empresas de menor porte, eles também estão buscando soluções, como a falta de pessoal qualificado. A recepção foi incrível. A Tramontina é um ícone nacional, uma referência mundial. Com relação a Mercopar, tive uma grata surpresa. Já havia estado anteriormente e foi decepcionante na época, mas esta edição superou as expectativas, pelo nível das empresas expositoras, com marcas nacionais e internacionais, e pela quantidade de visitantes, interessados nos produtos e serviços. Caxias do Sul está se tornando um polo, não só de comercialização e tecnologia, mas de empresas que estão vindo para a região para montar uma base de assistência técnica, fundamental para o mercado”.
TECNOFAST – Novo Hamburgo – Laura Martins – Assistente de Projetos Industriais – “Em especial, a automação, na empresa Tramontina, nos chamou muita atenção. Várias soluções para questões comuns, que também enfrentamos na empresa, assim como o transporte de cargas, são quesitos, para os quais estamos buscando criar projetos, onde desejamos muito avançar. Foi uma visita técnica de ‘brilhar os olhos’, com tantas soluções e inovações. Durante a circulação pelos estandes da Mercopar, também tivemos acesso a vários fornecedores com potencial para atender as nossas necessidades internas; empresas interessantes e com tecnologias novas. Tanto na visita técnica, quanto na feira, agregamos novos conhecimentos e bons contatos”.
No dia 17 de outubro, foi realizada a visita técnica na empresa Marcopolo, em Caxias do Sul, com duração de 1h30min, onde os participantes conheceram a fabricação dos ônibus e trens da empresa. Os visitantes conheceram sobre o processo, que é personalizado para cada cliente. A visita foi viabilizada, através do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (SIMECS).
Participaram 39 pessoas, das seguintes empresas: Artestampo; Borrachas Pinheiro; Bristein Consultoria; Coester; Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo; Datwyler; Ernesto Müller; Fercorte I Petro Peças; Grefortec; Ifla; Infasul; Irmãos Fuhr; Lamaço; Metalúrgica Makofer; Müller Tecnologia; NG Compostos e Artefatos de Borracha; Projelmec; Stihl; Taurus; Technomaster; Tks Metalurgica; Transmaq; além da Prefeitura Municipal de São Leopoldo e de representantes do SINDIMETAL RS.
Foi realizada a divulgação das atividades em parceria com o SINBORSUL, onde nessa última visita, especificamente, quatro empresas participaram, vinculadas ao respectivo sindicato, são elas: Borrachas Pinheiro; Bristein Consultoria; Datwyler Do Brasil Ltda; NG Compostos e Artefatos de Borracha.
Para mais informações, sobre a empresa Marcopolo, acesse aqui.
DEPOIMENTOS – VISITA NA MARCOPOLO
ERNESTO MÜLLER – São Leopoldo – Arno Müller – Diretor – “A visita a empresa Marcopolo, apesar de curta, foi significativa para mostrar a grande variedade de produtos, desde ônibus convencionais até elétricos. Mesmo com muitos processos automatizados, sua montagem final é verdadeiramente artesanal, propiciando aos seus clientes personalizá-los. A Mercopar mostrou-se interessante. Uma feira muito diversificada com forte presença do SEBRAE. O layout da feira, deste ano, esteve mais amigável e bonito, com foco voltado para a automação das pequenas empresas”.
TRANSMAQ MOTORREDUTORES – Sapucaia do Sul – Leonardo Pedroso – Diretor – “Foi um dia dinâmico, na Marcopolo. O ‘produto final’, sendo ônibus por encomenda, possui um complexo industrial, que é um conjunto de padrões, com flexibilidade do produto ‘sob encomenda’, algo que identifico, na minha empresa. Já na Mercopar, percebi a diversidade da indústria nacional, com expositores, que ainda não haviam participado das feiras anteriores. As palestras do SEBRAE, com foco nas pequenas e médias empresas, contribuíram para entender, que é possível romper as dificuldades do dia a dia”.
Todas as visitas técnicas ocorreram no turno da manhã. Na sequência os participantes estiveram na Mercopar. Alguns integrantes participaram do Tour Guiado pela feira, disponibilizado pelo SEBRAE, para conhecerem mais sobre as empresas expositoras e as novas tecnologias para a indústria.
Depoimentos durante a feira Mercopar
DESENVOLTECH – São Leopoldo – Reginaldo da Cunha Martins – Diretor – “Participamos pela primeira vez como expositores, a convite do SINDIMETAL RS. A experiência foi muito proveitosa, pois estabelecemos novas parcerias e tivemos diversas reuniões com clientes. O estande recebeu várias visitas, para conhecer mais sobre a empresa, e novos fornecedores também nos prestigiaram, oferecendo seus serviços. Inclusive, durante a feira, compramos uma máquina, que irá auxiliar na produção. Embora associados, há pouco tempo, nos beneficiamos com esta parceria. Além da participação no estande coletivo, dois funcionários estão frequentando cursos gratuitos, indicados pela entidade. As expectativas de negócios já valeram a participação, somados ao Networking e a troca de experiência, no próprio estande coletivo”.
FERCORTE INDÚSTRIA METALÚRGICA – Sapucaia do Sul – Ademir Luiz Costella – Diretor Comercial – “Sempre temos que nos fazer presente, pois os resultados podem ser diferentes a cada edição. Este ano foi surpreendente o número de visitas ao estande e o interesse do público pelos nossos produtos e serviços. Participamos da feira, pela primeira vez, com dois produtos próprios – Cargo Mover, movimentador de cargas; e Tool Housing, alojamento para ferramentas, lançados nesta Mercopar. Passamos um tempo sem participar dos estandes coletivos, mas retomamos e desejamos seguir nesta parceria. Os resultados no coletivo se fortalecem. É uma troca de experiências. O SINDIMETAL RS sempre escolhe locais estratégicos e isso é muito bom. Participamos também da Rodada de Negócios, com várias agendas. Sempre tem aproveitamento”. No registro, acompanhado da esposa Rosângela.
FLOKI Sys – Novo Hamburgo – Patrícia Kieling – Diretora – “A Mercopar foi bem movimentada e nos surpreendeu desde o primeiro dia. Muitos ‘leads’ (potenciais clientes) interessantes, com mais pessoas buscando novidades referentes à inovação e tecnologia, que é o propósito maior da Mercopar. É a nossa primeira participação com estande na feira e ficamos bem satisfeitos. A estrutura que a entidade montou foi muito boa, com total apoio para os participantes, no estande coletivo. A empresa tem cinco anos, é jovem, mas temos uma vasta experiência no mercado e isso contribui muito para os resultados que estamos obtendo”.
METAL LEAN – São Leopoldo – Josué Rodrigo Hoff e Fábio Krause Pires – Sócios e administradores – “Poder estar na Mercopar 2024, depois de tudo que passamos na região e igualmente na empresa, é o ápice para a Metal Lean. Nunca havíamos participado como expositores e a experiência foi incrível. Não estaríamos, na feira, sem o apoio do SINDIMETAL RS e demais parceiros. A entidade nos deu os caminhos, nos auxiliou de forma ímpar. É uma vitória! Sempre vínhamos na condição de visitantes e fazíamos bons contatos. Mas como expositores, pelos menos cinco clientes já solicitaram visitas para discutimos possibilidades de trabalho em conjunto. Estamos motivados. Comprovadamente, teremos muitos projetos encaminhados a partir da feira. A participação, dentro da entidade, certamente poderá aumentar, pois fomos gentilmente acolhidos. O sentimento é de vitória, por estarmos com esse grupo forte do SINDIMETAL RS. É um carinho para a empresa receber tanto apoio”.
RD COMPONENTES INDUSTRIAIS – São Leopoldo – Douglas Paganelli, gerente Comercial, acompanhado de Giovani Mendes, que atua na Engenharia, como Analista de Processos –– “Pela primeira vez, vivenciamos a experiência de participar de um estande coletivo. Sempre visitamos a feira e nos inscrevemos nas rodadas de negócios, mas, neste ano, optamos em expor os nossos produtos. Estamos bem otimistas, com relação às vendas e futuros contatos, pois o estande teve muita procura. Este formato de coletivo é muito positivo, pois viabiliza a vinda de diversas empresas. A parceria da entidade com a FIERGS, SEBRAE, Prefeitura Municipal de São Leopoldo e Sicredi, especialmente neste momento do atual mercado, com vários segmentos em queda, pós enchentes, foi decisivo para estarmos na Mercopar”.
IMAGENS: Divulgação SINDIMETAL RS
Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial