Aula inaugural de nova turma do curso de Ferramenteiro

Ocorreu, nesta semana, a aula inaugural do curso de Ferramenteiro, no SENAI Lindolfo Collor, em São Leopoldo, reunindo 26 funcionários indicados pelas indústrias associadas ao SINDIMETAL RS.

Esta é a segunda turma ocorrida, por meio do Grupo Estratégico Atração de Pessoas, vinculado a entidade. Em 2022 foi articulada a realização de uma edição, junto ao SENAI, finalizada no ano passado, que proporcionou 18% de desconto para as associadas. Já este ano, a iniciativa para a realização do curso ocorreu através do Programa Qualifica Indústria, que originou esta turma no período da noite e mais duas, nos turnos manhã e tarde, de forma totalmente gratuita, exclusivas para funcionários indicados pelas indústrias associadas.

O curso de ferramenteiro totaliza 900h/aula e contempla a formação de profissionais para várias áreas da indústria e não apenas Ferramentaria e Matrizaria. O profissional, além de estar habilitado para atuar nestas áreas, terá conhecimento técnico também para Usinagem, Montagem de Precisão de diferentes tipos de máquinas e equipamentos, bem como para atuar nos mais variados tipos de Manutenção Mecânica. Após concluir o curso, ele terá as competências necessárias para executar processos de montagem, desmontagem, ajustes de moldes de injeção, compressão e ferramentas de estampo, além de fabricação e recuperação de componentes.

Segundo o instrutor de Educação Profissional, Edson Elias Dornelles, a grade curricular inclui Fundamentos de usinagem convencional, Montagem e desmontagem de moldes e ferramentas, Fabricação e reparo de componentes de moldes e ferramentas e Ajuste de moldes e ferramentas.

AULA INAUGURAL – O gerente da unidade SENAI, em São Leopoldo, Sandro Bernieri, ao saudar os participantes, destacou a importância dessa oportunidade. “Quando começamos a caminhar, as coisas passam a acontecer. Vocês irão desenvolver competências técnicas, mas também comportamentais, que levarão para a vida. Será uma troca, onde nós, no SENAI, também aprendemos com esse convívio”.

O aluno Júlio Cesar Silveira de Souza, 40 anos, funcionário há 10 meses na Gedore, onde atua como movimentador, está feliz com a oportunidade. “Este curso abre um leque de oportunidades e sou grato por ter tido acesso, de forma gratuita, a uma qualificação que já vinha buscando”.

Representando o SINDIMETAL, esteve presente o seu vice-presidente, Volker Lübke (diretor Industrial na Gedore), que enfatizou que “o conhecimento ninguém nos tira, por isso é tão importante aproveitarmos as oportunidades, pois a formação vai ajudar para que possamos progredir e evoluir dentro da empresa”. Destacou, também, que “um curso gratuito, num centro de excelência como o SENAI, vale muito a pena, pois o mercado irá reconhecer o investimento que estão fazendo em vocês. Parabéns pela iniciativa de se inscreverem e sucesso para todos os participantes”.

A turma da manhã fechou com 30 alunos, com início no dia 09 de julho e permanecem em aberto as inscrições para o turno da tarde.  Mais informações pelo telefone (51) 3590-7708, ou whats (51) 99596-0230.

__________

Fotos: Divulgação SINDIMETAL RS

Jornalista Neusa Medeiros – Assessora de Imprensa | Edição 3 Comunicação Empresarial