Da teoria à prática em tempos de COVID-19
Estamos passando por um momento inusitado, certamente muito diferente de outras crises que já vivemos. Existem restrições de toda ordem e a que mais me chama a atenção é a do distanciamento. O mundo vai ser diferente depois da pandemia? Como será o comportamento das pessoas neste novo cenário?
É necessário reaprender. Já não somos mais os especialistas que achávamos ser. Estamos aprendendo a trabalhar à distância, no modelo ‘home office’, a vender à distância. Para isso, temos que produzir vídeos chamadas, vídeos de produtos, usar as redes sociais, enfim, uma diversidade de coisas novas, que estamos efetivamente aprendendo a FAZER.
Percebo que na atual conjuntura a palavra-chave é FAZER. Existe uma frase que diz “Saber e não fazer é o mesmo que não saber”. Mas, como de fato FAZER para pôr em prática os conhecimentos que adquirimos, quase todos os dias, nas mais diversas fontes que temos acesso?
Quantas vezes você já se sentiu perdido em meio às apostilas, livros, cursos, aulas, textos, pesquisas? Quantos de vocês ainda acreditam que precisam saber mais para atuar com segurança e credibilidade nas suas empresas? O nosso desafio diário é traduzir o conhecimento no FAZER. É ordenar as práticas e vivências adquiridas e colocar elas em prática.
Um conhecimento para virar aprendizado precisa ser levado à prática e essa prática, para virar resultado, precisa se tornar rotina. Somente a prática constante, fazendo ajustes, adaptando à realidade de cada empresa irá permitir que haja um aprendizado, trazendo a segurança necessária para a busca de mais conhecimento, criando assim um círculo virtuoso de crescimento.
Nada acontece da noite para o dia, por isso é necessário dar um tempo para que haja a absorção e a sedimentação deste conhecimento. É fundamental persistir nas ideias, se na realidade estiver convencido de que aquilo vai dar certo. Procure influenciar as pessoas. Às vezes é necessário correr alguns riscos.
Vejo que as empresas batalham diariamente para fazer seus processos melhorarem. Para isso buscam conhecimento e tentam implantar diversas soluções, sistemas de qualidade e de produção enxuta, ferramentas de vendas e de todos os tipos, mas na grande maioria dos casos esbarram nas dificuldades do dia a dia, na carência de recursos e na falta de capacidade de execução. Vejo que isto ocorre com uma frequência muito maior do que imaginamos, pelo menos nas empresas de médio e pequeno porte.
Alguns vão pensar e dizer: não mudam porque no fundo não querem! Sim, existem aqueles que reclamam e não querem mudar, porém existem muitos que querem e não conseguem. Entendo que existe um ‘gap’ entre o conhecimento e a prática, que precisa ser preenchido.
Aqui no SINDIMETAL RS trabalhamos muito para trazer informação e conhecimento, através dos diversos eventos já realizados. Recentemente, inclusive, promovemos uma ação de inserção das empresas no mundo do Marketing Digital. Este grupo trabalhou questões teóricas e práticas para se aperfeiçoar e também se desenvolver nesta área. O próprio SINDIMETAL RS integrou este projeto e implementou ações de Marketing Digital e hoje possui diversas formas de se comunicar com seu associado.
Neste momento, cada vez mais o digital e o on-line se tornam imprescindíveis na divulgação, prospecção e vendas. Precisamos nos adaptar a esta nova realidade. O mundo voltará ao normal, porém de uma forma diferente, temos que estar preparados para ereste ‘novo normal’.
Em função da pandemia, as atividades da entidade foram impactadas, porém, já estamos articulando as primeiras ações para retomarmos de forma gradativa e segura. Estão previstas ações, nesta área, para continuarmos apoiando as empresas, rumo ao futuro.
É importante ressaltar que trabalhar de forma associativa, colaborativa é, e sempre será, cada vez mais relevante. Sabemos que não é uma tarefa fácil. Acreditamos que, com a colaboração dos empresários, que estão se doando ao nosso Sindicato, somada à ajuda dos parceiros, que sempre apoiam nossas iniciativas, será possível desenvolver grandes ideias e projetos, soluções criativas e inovadoras, que certamente irão auxiliar as empresas a colocar em prática este FAZER com assertividade e sucesso.
Valdir Luiz Huning
Vice-Presidente do SINDIMETAL RS
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 81