Higra, há 10 anos movida a desafios
A necessidade do mercado impulsionou a fundação da HIGRA Industrial Ltda., uma referência mundial no segmento de bombas Anfíbias e Aeradores submersos, que estará completando 10 anos de atuação, no dia 30 de outubro.
Unindo tecnologia de ponta, sustentabilidade e empreendedorismo, “o foco da empresa são as situações problema”, registra Alexsandro Geremia, diretor de Administração de Recursos. “Assim chegamos às grandes empresas”. A HIGRA oferece mais de 120 produtos, que são desenvolvidos por profissionais especializados, sempre buscando o máximo de eficiência hidro-energética, também nos setores de captação de água, irrigação, saneamento básico, mineração e indústrias. “O grande diferencial da HIGRA é a bomba Anfíbia, que trabalha dentro e fora d’agua”, ressalta o diretor.
A HIGRA, com sede em São Leopoldo, possui as certificações ISO 9001 (gestão), ISO 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (saúde e segurança no trabalho). Recentemente foram avaliados diversos itens, incluindo desde procedimentos internos até questões de legislação. Conforme o diretor da HIGRA, dois pontos receberam destaque: o Sistema Integrado de Gestão da Sustentabilidade (SIGS) e o engajamento dos profissionais da empresa com este trabalho.
Referência mundial pela qualidade e responsabilidade com o meio ambiente, a HIGRA inova também no conceito. Silvino Geremia, diretor de Mercado e Desenvolvimento; Dilceu Elias de Moura, diretor Industrial e Alexsandro Geremia, diretor de Administração de Recursos apostam na capacidade de autogestão dos 45 profissionais. “Para trabalhar na HIGRA é preciso pensar. Os gestores, Financeiro, Pessoal, Suprimentos, Desenvolvimento de Produto, Atendimento de Mercado e Produção, atuam como facilitadores do sistema, dando agilidade ao processo, mas o comprometimento é de todos”.
Incentivos e Perspectivas
Programas de conscientização estão sempre sendo implantados. O mais recente é o SOL (Segurança, Organização e Limpeza), que visa à melhoria no ambiente de trabalho. Integrando as ações relacionadas à segurança, a HIGRA promove um simulado de emergência, realizado regularmente com o objetivo de manter a Brigada preparada para atuar em situações de risco.
Desde o início, a HIGRA demonstra uma atenção especial com a saúde de seus profissionais, que incluem desde uma alimentação balanceada, até o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional. A empresa investe, também, em educação, prevenção e na qualidade de vida em geral, incluindo treinamentos rotineiros sobre segurança ocupacional; ginástica laboral, além da gincana anual, que mobiliza todos os profissionais durante um mês.
Atenta ao futuro, a HIGRA compartilha com os seus clientes da preocupação com a qualidade, a sociedade e o meio ambiente. Entre as ações estão, o uso de papel e de embalagens de madeira, de origem controlada; coleta de água da chuva para bancadas de teste; coleta seletiva e destinação de resíduos; tratamento de efluentes; substituição dos copos plásticos por recipientes reutilizáveis, sendo que 100% dos materiais utilizados nos produtos são recicláveis, 20% do ferro fundido e 50% das peças de aço especial são de origem reciclada.
Interagindo com o mercado, recentemente a HIGRA participou da FENASAN, ocorrida de 10 a 12 de agosto, em São Paulo. É uma das maiores feiras da área de saneamento da América Latina. Neste evento, a empresa foi agraciada, pelo terceiro ano consecutivo, com o Prêmio Inovação Tecnológica. A premiação, recebida pelo diretor Silvino Geremia, é concedida pela AESABESP – Associação dos Engenheiros da SABESP. “Este prêmio serve para demonstrar a importância da HIGRA na maior empresa de saneamento da América Latina. Apesar de jovem, já somos uma referência neste setor”, ressalta Silvino.
“A eterna insatisfação é a receita do sucesso da HIGRA”, afirma o diretor. “É empreendedorismo puro. Está no sangue”, complementa. E para marcar estes dez anos de atuação, o diretor anuncia que “em um ano, com mais treinamento e investimento em equipamentos, entraremos com força no mercado externo. Em três anos, iremos triplicar a capacidade produtiva da HIGRA”. Alguém duvida? Certamente ainda ouviremos falar muito nesta empresa, que com os seus dez anos, bem sucedidos, está somente iniciando uma caminhada de sucesso.
Fonte: Higra
Espaço SINDIMETAL 23