SINDIMETAL DESENVOLVENDO LIDERANÇAS

Em 2010 um grupo foi criado para desenvolver lideranças, com a visão de que a carência exigia uma ação por parte do sindicato. O presidente Raul Heller abordava o assunto no Espaço SINDIMETAL, edição 20. “Nesta gestão, tenho um objetivo pessoal que, em conjunto com o Planejamento Estratégico, viabiliza-se através desta entidade. Trata-se do desenvolvimento de lideranças empresariais, formadoras de opinião pública, que tanto nos falta no Brasil. Acredito que assim também estaremos dando um passo importante para o fortalecimento da categoria”.

Esse grupo trabalhou durante os últimos seis anos, continuamente, em treinamentos que foram desde o amadurecimento individual até o trabalho em equipe e atividades em conjunto com entidades empresariais, para aprimoramento da visão coletiva. Através dessa iniciativa, já surgiram o DL2 e o DL3, mostrando a importância e o interesse que o setor e a região têm em relação ao tema.

Atualmente, os integrantes do DL1 (Caroline Costella Foerth, Caroline Vargas, Daiane Schmidt, Jacqueline Mariani, Marcelino Barth, Marcelo Mariani, Marlos Schmidt, Rafael Copé Heller, Sofia Copé Heller Michel e Vanessa Schmidt,) já participam de diretorias de entidades, conselhos consultivos SESI e SENAI, diretoria e conselhos temáticos da FIERGS. Essas participações fizeram o grupo ver a importância de não somente estar presente nas reuniões, mas assumir posição sobre os assuntos abordados.

O relato dos próprios integrantes do DL1 demonstra o legado que este grupo pretende deixar para o setor industrial.

Marcelino Barth – Viva Cor“Já executamos grandes trabalhos no Conselho do SESI – SENAI, em nossos diversos comitês, como RH, Valemetalsinos e Lean, entre outros; reuniões de diretoria do SINDIMETAL; conselho COPEMI; e negociação de dissídio. Acredito que os conselhos do SESI e SENAI, com integrantes do DL1, se diferenciam dos demais. Este, na minha opinião, é o maior legado deixado para o SINDIMETAL”.

Caroline Vargas – CCV – “Nosso comitê, sendo pioneiro e bem estruturado, provocou que mais líderes fossem em busca do desenvolvimento, dentro do setor. Iniciamos o ‘plantio de um futuro’, onde poderemos contar com lideranças preparadas para o fortalecimento da nossa indústria”.

Daiane Schmidt – ERPS – “Uma grande vitória foi a aproximação da indústria nos conselhos do SESI/ SENAI, através de conselheiros ativos, capazes de fomentar necessidades de mudanças. Hoje colhemos resultados positivos”.

Para a indústria evoluir e voltar a ser representativa no País, é necessário que as pessoas se envolvam, encontrando soluções para o coletivo. Muito mais do que estar presente, com uma visão individualista, apenas obtendo informações, devemos buscar alinhamento e posicionamento para as pautas prioritárias do setor.

Nesse sentido, entendemos como fundamental o fortalecimento de iniciativas, que possibilitem a construção de um setor mais forte e valorizado, sendo representado por lideranças, que tenham a visão coletiva e de futuro da indústria.

O Comitê de Lideranças – DL1 registra um agradecimento especial ao IEL e ao SEBRAE, entidades que propiciaram ao DL1 e, atualmente, ao DL2 e DL3 capacitações extremamente qualificadas, sempre com uma visão associativa.

Marlos Schmidt e Sofia Copé Heller Michel
Comitê Desenvolvimento de Lideranças 1
Artigo publicado no Espaço SINDIMETAL 60

Compartilhe nas redes sociais!